domingo, 13 de fevereiro de 2011

Segunda Aula do dia 11fev2011

2ª AULA – 11/02/2011 / O QUE É UM EMPREENDEDOR?
Peça aos alunos para que dividam a folha de caderno com um traço no meio, colocando à esquerda ‘O QUE EU NUNCA MAIS FARIA?’ e colocando à direita ‘O QUE EU FARIA?’. Peça aos alunos para responderem a cada uma destas perguntas caso ganhassem sozinhos na loteria. Tempo de 10 minutos.
O importante é pensar com cuidado e responder o que realmente importa para você. Sem precisar de dinheiro é mais fácil de imaginar como cada um gostaria de viver a vida. Por isso peça para os alunos preencherem cada lado da folha de caderno com a sua opinião a respeito destas duas perguntas acima.
Agora peça aos alunos para durante a semana fazerem esta pergunta a pelo menos três pessoas que eles conheçam e peça para compararem as respostas destas três pessoas com as suas próprias respostas. Dependendo da resposta você vai ver logo quem é mais ou menos EMPREENDEDOR. Lição de casa.
Pessoas muito empreendedoras querem mais do que apenas uma casa, um carro e sossego na vida. Na coluna da direita de um empreendedor você sempre vai achar alguma coisa nova e diferente; uma realização pessoal, um projeto ousado. Esse desejo de mudar as coisas, fazer algo novo ou melhorar o que existe, é o COMPORTAMENTO do empreendedor.
Ao longo deste ano iremos conhecer e estudar as principais características do comportamento empreendedor e desenvolver estas características é indispensável para o sucesso em qualquer negócio.
Agora peça aos alunos para pensarem nas pessoas que conhecem para responderem a seguinte pergunta: ‘Quais dessas pessoas que vocês conhecem vocês acham que teriam mais chances de fazer um negócio dar certo? E por quê?’. Tempo de 05 minutos.
Dicionário do Empreendedor:
Empreendedor: pessoa que deseja realizar, executar, deixar sua marca e fazer diferença.
Comportamento: atitude, forma de agir e de se comportar.
Mensagem:
Ser um empreendedor é muito mais que ter a vontade de chegar ao topo de uma montanha; é conhecer a montanha e o tamanho do desafio; planejar cada detalhe da subida, saber o que você precisa levar e que ferramentas utiliza; encontrar a melhor trilha, estar comprometido com o resultado, ser persistente, calcular os riscos, preparar-se fisicamente; acreditar na sua própria capacidade e começar a escalada.
Agora peça aos alunos para em outra folha do caderno reservem este espaço para poderem anotar as principais características de um empreendedor. Como a pessoa mais importante desta matéria é mesmo cada aluno, esta página será somente dele mesmo, completamente personalizada, por isso peça aos alunos para que a tratem bem, pois será necessário voltar nela várias vezes.
Sugestivo que cada um dos alunos utilize o lápis nesta página ao invés de uma caneta, pois ao longo do ano será necessário mudar ou acrescentar os dados conforme for desenvolvendo sua aprendizagem.
Peça aos alunos para pensarem e anotarem 10 características ou qualidades que eles acham que alguém precisa ter para ser um empreendedor. Tempo de 10 minutos.
Peça aos alunos para marcarem nesta lista quais dessas características eles acreditam que já possuem e quais acreditam que ainda não o tem e agora pondere quão importante é cada uma delas para a sua vida futura.
Dica: caso os alunos não consigam preencher tantas características quanto este exercício pede, alerte para não se preocuparem, pois ao longo do ano aprenderemos sobre cada uma dessas características.
Até a próxima aula.
Epa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário