terça-feira, 8 de março de 2011

Planejar sempre é preciso

Planejar é essencial, mas o plano em si muitas vezes acaba sendo irrelevante. Explico. Os cenários mudam constantemente e o mercado que imaginamos em dezembro dificilmente é o mesmo em março, quem dirá um ano inteiro depois.

Mesmo tendo a consciência de que a realidade muda mais rápido do que podemos prever, o exercício de planejar é fundamental para o sucesso do negócio. O planejar tira as coisas da cabeça do dono e bota-as no papel ou na parede para que todos possam ver, inclusive ele mesmo. Se deixamos tudo dentro da nossa cabeça, achando que os outros estão pensando a mesma coisa, estamos fadados a desentendimentos e problemas. O planejar acaba sendo uma ferramenta essencial para o trabalho em equipe.

Você sabe que tem um exercício de planejamento benfeito se todos que trabalham contigo sabem quais são os principais objetivos da empresa para aquele ano, por que esses objetivos foram escolhidos e quais serão os impactos se eles forem ou não atingidos. Além disso, a empresa se mantém adaptável ao longo do ano para as mudanças que inevitavelmente acontecerão.

Não acredito muito em ferramentas prontas, o importante é a interação entre as pessoas, a descrição dos cenários, dos objetivos e dos projetos que serão buscados ao longo do ano.

Outro exercício que fazemos e eu recomendo fortemente é a criação dos "E se?". Sem julgamentos, restrições ou gozações, os membros da equipe criam cenários totalmente fora do padrão. Exemplo: "E se surgir um novo tecido com propriedades nunca imaginadas (como um material autolimpante) e a demanda por isso explodir?" Ou ainda: "E se o dólar cair para R$1,20 e os tecidos importados ficarem 30% mais baratos?"

A maioria dessas viagens acaba não servindo para muita coisa, mas uma vez ou outra uma ideia aparentemente absurda ou tola, surgida num exercício desses, acaba mudando o rumo de uma empresa e a vida de milhões de pessoas.

* Daniel Heise é empreendedor em série e sócio-fundador do Grupo Direct
Texto visualizado em 08 de março de 2011 no link: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI197406-17161,00-COMO+FACO+UM+PLANEJAMENTO+ESTRATEGICO+PARA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário