sexta-feira, 18 de março de 2011

Texto Complementar: Estabelecimento de Metas

Específica: colocada em termos práticos e objetivos. Não deixa margem a duvidas para ninguém. Permite visualizar o que queremos atingir. Por exemplo: comprar um novo carrinho para vender pipoca, com espaço interno suficiente para guardar o sal, a manteiga, os saquinhos de papel. Se for bem especificada a meta, possibilitará que saibamos o que exatamente desejamos.

Significado Pessoal: deve ser importante para você. Se for traçada por você, responde a um sonho pessoal. Muitas vezes nos predispomos a conquista que não tem nada a ver conosco, não é mesmo?

Provocante: algo que compense colocar sua energia. Aciona você para a ação. Representa um desafio, pois você escolhe aqueles obstáculos que deseja superar. Um empreendedor está orientado vencer dificuldades.

Executável: possível de realizar-se em bases concretas, mesmo sabendo que nem sempre o que se deseja é possível. Quando transformamos um desejo ou um sonho em uma meta, devemos analisar se ele é executável naquele período. Não adianta planejar vender mil revistas especializadas por mês se a sua banca de revistas esta situada em um bairro em que as pessoas preferem ler revistas de variedades ou de quadrinhos.

Realista: você deve analisar os recursos de que dispõe no momento. Prever as necessidades de recursos para o futuro – tempo, dinheiro, conhecimento, habilidade, equipamento, tecnologia, pessoas, etc. Avaliar a sua capacidade de mobilizar os meios necessários para atingir suas metas. Se você ainda não tem um meio de transporte adequado, como pode pensar em entrega de domicílio agora?

Tempo Final: é o prazo definido para a realização da meta. Algumas pessoas têm a tendência de adiar a colocação de uma data (dia, mês, ano) para que se realizem, outros prevêem prazos muito curtos, impossibilitando o alcance da meta. Fique atento! Com um tempo final, você pode eliminar distrações e trabalhar para cumprir a meta traçada.

Observável: a meta deve ser formulada numericamente, o que vai permitir a avaliação futura dos resultados. Tem que ser visível e mensurável. Se você decidir aumentar suas vendas, tem de saber em quanto quer aumentar, quanto pode investir e quanto quer e quanto pode lucrar.

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