domingo, 26 de fevereiro de 2012

Administração de Pessoas

       O mundo está mudando com uma rapidez incrível. E com intensidade cada vez maior.
        Economia, Tecnologia, Aspectos Sociais, Culturais, Políticos, Demográficos, Ecológicos, etc...

Mudança gera mudança...
       RH como área mais afetada;
       Mudanças são tantas que até o nome (RH) foi sendo substituído:
       Departamento de Pessoal (DP);
       Gestão de Talentos Humanos;
       Administração de Recursos Humanos;
       Administração do Capital Intelectual;
       Gestão de Pessoas;
       Gestão de Parceiros / Colaboradores.

Um novo cenário para o RH
       Foco no real negócio da empresa;
       Apoio às atividades estratégicas da Organização;
       Redução das atividades burocráticas (Ponto, refeitórios...)
       Departamentalização da área. (Treinamento, Recrutamento, DP, etc ...)

Gestão do Comportamento Humano – Visão Tradicional (1920 a 1950)
       Tradicional Departamento de Pessoal;
       Objetivo: Escolher os melhores empregados ao menor custo.
       Contexto: Empregados administrados como custos; prioridades ao processos e trâmites Burocráticos.
       Conceito: Produtividade. Trabalho para pagar os custos.
       Papel do “Chefe”: Dar ordens e monitorar os empregados.

Administração de Recursos Humanos – Visão de Transição (1950 a 1970)
       Objetivo: Indivíduos motivados, satisfeitos e prontos para atuar. “Vestir a Camisa”
       Contexto: Relação entre empresa e empregado é intermediada pelos gerentes / “supervisores”.
       Conceito: Motivação, Liderança, Efetividade econômica, técnica e comportamental.
       Binômio: Envolvimento x Motivação.
       Papel do “Gerente”: Reconhecer expectativas dos Empregados.

Gestão Estratégica de Pessoas – Visão Moderna (1970 a 1990)
       Objetivo: Desempenho Humano vinculado aos resultados no negócio. Planos de RH derivados das estratégias corporativas.
       Contexto: Orientação estratégica para as políticas e práticas de RH. Gestão do comportamento fundamental para o negócio da empresa.
       Conceito: Participação, Recompensa, Diretrizes Específicas.
       Papel do “Gerente”: Implementar as diretrizes específicas. Promover a auto-determinação e auto-gerenciamento.

Gestão de Pessoas / Competências – Visão Moderna (Dias Atuais)
       Objetivo: Criar um novo espaço competitivo. Re-iventar o setor.
       Contexto: Busca de Competitividade.
       Conceitos: Estratégia Competitiva, Vantagem Competitiva, Competências Essenciais, Agregação de Valor, Re-invenção do setor, Arena de oportunidades.
       Papel do “Gerente”: Gerenciar as transformações organizacionais.                    

Transição de Estilo de Gestão de Pessoas
·         Decisão Centralizada / Compartilhada
·         Sistema Fechado / Aberto
·         Gerente Controlador / Líder
·         Lealdade Obediência / Compromisso
·         Subordinação Infantil / Adulta
·         Cumprir Ordens / Atingir Objetivos

Resultado Esperado:
Tornar o RH mais ágil e flexível, possibilitando concentrar os esforços da área em assuntos estratégicos para a organização, focando em RESULTADO.

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