domingo, 26 de fevereiro de 2012

Gestão Estratégica do Capital Intelectual

Introdução
       Esta obra funciona como um "mapa do tesouro". Aponta o caminho para que as organizações resgatem seu saber e aprendam a explorá-lo para gerar mais valor para si e seus parceiros e, assim, possam garantir uma trajetória de crescimento e desenvolvimento. O Capital Intelectual veio ocupar o lugar dos tradicionais fatores de produção como a terra, a mão-de-obra e o capital financeiro. Hoje, o conhecimento acumulado pela empresa é o principal fator de produção na economia moderna.

Novos Tempos
Era Industrial Æ Era da Informação
Estabilidade e permanência Æ Mudança e Transformação
Mundo concreto e físico Æ Mundo abstrato e virtual

Novos Desafios
Produtos Æ Produtos + Serviços
Manutenção do statu quo Æ Criatividade + Imaginação
Capital Financeiro Æ Capital Intelectual

Novas Soluções
Tamanho Æ Agilidade
Divisão do Trabalho Æ Integração+Conectividade
Ordem Æ Flexibilidade
Controle Æ Inovação

Conhecimento é Poder
       Seu controle e canalização fazem mais sentido, em termo de negócios, do que simplesmente deixar que as fagulhas voem.

Elementos e desafios
       1.  Compreendendo os papéis Estratégicos e Operacionais   do Capital Intelectual na organização e os elos entre eles. O desafio da gerência é orquestrar a transformação de material intelectual bruto gerado por indivíduos em capital intelectual
       2. Criando uma Infra-Estrutura para cultivar e compartilhar o Capital Intelectual. A Infra-estrutura de capital intelectual de uma empresa deve oferecer uma fundação para a criação e ligação de comunidades de trabalhadores de conhecimento que possuam interesses e tarefas semelhantes.
       3. Criando uma Cultura que encoraje a formação de Capital Intelectual e seu investimento. A natureza da cultura atual da empresa sugere em grande parte seu caminho para a transformação.
       4. Monitorando, Avaliando e Registrando Capital Intelectual. Para apoiar o monitoramento, a valoração e o registro do capital intelectual, a gerência necessita de sistemas e processos que dêem suporte à contabilidade do conhecimento um rigor comparável aos de nossos tradicionais sistemas de gestão de ativos tangíveis.

Modelo de Gestão
As empresas que melhor gerenciam o equilíbrio entre o fluido e institucional são as que fazem com que a gestão do conhecimento seja central para suas estratégias de negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário