sábado, 17 de março de 2012

1ª Parte - Recrutamento, mercado de trabalho e seleção de pessoas

As pessoas formam o diferencial por meio do qual uma empresa aprende, cresce e melhora continuamente, e, simultaneamente, reduzindo custos e proporcionando a satisfação dos proprietários e dos seus clientes.

1.1 RECRUTAMENTO
O que é e como fazer
Recrutar é o processo de identificar e atrair pessoas por meio de divulgação e pesquisas. É a procura de candidatos que estão disponíveis dentro e fora da empresa (no mercado de trabalho), com potencialidade para preencher um cargo vago.
Para dar início ao recrutamento, é importante que o empresário tenha em mãos a descrição do cargo vago. Isso facilitará a elaboração de uma análise que o orientará sobre onde buscar os melhores candidatos e como deverá ser o processo de recrutamento.

Essa DESCRIÇÃO DO CARGO, nada mais é do que a relação das atividades ou funções que o candidato irá executar dentro da empresa, QUANTO ELE IRÁ CUSTAR para a empresa e qual PERFIL (características do candidato) se adapta ao cargo, para facilitar a localização da pessoa no mercado.

Estas características citadas são, por exemplo:
A experiência necessária do candidato, sua formação escolar e profissional, sua idade, estrutura familiar, vida social, dentre outras.

Um dos meios para a empresa recrutar é recorrer ao seu quadro de colaboradores, verificando, por meio de uma análise, se existem candidatos internos com potencial para suprir a vaga existente. Esse é, o método de recrutamento interno.
Outro meio é recorrer ao mercado de trabalho, seja ele local – presente na própria comunidade onde a empresa atua ou conforme as exigências do cargo – regional, nacional ou até internacional, isto é, o método de recrutamento externo.
A empresa pode recorrer também ao método de recrutamento misto, que é utilizar-se do meio interno e do meio externo ao mesmo tempo para o preenchimento das vagas existentes.

Fique de olho
Você deve escolher um meio que seja eficiente para a sua empresa. O recrutamento deficiente ou inadequado traz prejuízos. Podemos destacar:
·         Alto índice de turn-over (saída e entrada de pessoal).
·         Aumento dos custos de recrutamento e treinamento.
·         Ambiente de trabalho fica desmotivante.
·         Equipe insatisfeita, entre outros.


1.2 FONTES E MÉTODOS DE RECRUTAMENTO
Para você decidir qual método ou fonte é o mais eficiente para a sua empresa, é preciso analisar as vantagens e desvantagens das opções. Veja o quadro a seguir.

Método Interno
FONTES
·         Divulgação por meio de quadros de aviso internos.
·         Por meio do “boca a boca”.
·         Pela apresentação direta.
·         Por indicação do colega de trabalho.
·         Entre outras.

VANTAGENS
·         Aproveita melhor o colaborador que já trabalha na empresa.
·         Traz maior motivação interna.
·         Estimula a permanência do empregado e sua fidelidade à empresa.
·         Mostra a perspectiva de carreira na empresa.

DESVANTAGENS
·         Impede a entrada de pessoas diferentes e, conseqüentemente, de novas idéias e experiências.
·         Favorece a rotinização, não há mudança, as pessoas já estão acostumadas com a empresa.
·         Não renova o quadro de empregados.
·         Cria rivalidade interna, gerando "ciúmes" do candidato escolhido.
·         Favorece o protecionismo

Método Externo
FONTES
·         Ficha de proposta de emprego,
·         folha padrão da empresa.
·         Currículo (simples).
·         Anúncios em jornais.
·         Agências de recrutamento (custo maior).
·         Headhunters – Caça-talentos (também de custo elevado).
·         Cartazes/anúncios/outdoors.
·         Apresentação por indicação.
·         Consulta no banco de dados da empresa.
·         Internet, etc.

VANTAGENS
·         Traz novos talentos para a empresa.
·         Renova as aspirações (da empresa e das pessoas), porque o novato chega com novas idéias.

DESVANTAGENS
·         Afeta o RH interno, gerando insatisfação e “ciúmes” do novato que chega.
·         Pode reduzir a fidelidade por parte dos colaboradores antigos. Requer melhor seleção.
·         É mais oneroso e demorado.

No método misto, as vantagens e desvantagens são as mesmas citadas nos métodos internos e externos.
Existem métodos diferentes de se recrutar; portanto, fontes também diferentes de se realizar esse processo.
Para a escolha do método e das fontes, a empresa deve levar em consideração:
·         Urgência do preenchimento da vaga.
·         Custo do recrutamento.
·         Orçamento disponível para o recrutamento.
·         Tipo do cargo a ser preenchido.
·         Tipo de profissional que a empresa quer.
·         Situação do mercado (oferta e procura).
·         Mercado local.
·         Concorrência.
·         Qualidade da mão-de-obra existente na empresa e no mercado, etc.

Fique de olho
A fonte de recrutamento por meio das agências e do “headhunter”, conforme salientado são de custo maior; porém, se a empresa necessita de um candidato para preencher uma vaga para um cargo, e não for fácil encontrar no mercado (interno ou externo), mesmo que seja um cargo de confiança ou de nível mais elevado, é aconselhável investir nesse tipo de recrutamento.
Ao optar por anúncios escritos em revistas ou jornais, não deixe de colocar dados fundamentais, como:
·         O endereço para onde os candidatos devem encaminhar os currículos.
·         O telefone e o nome da pessoa para contato, se houver.
·         O horário de contato.
·         Se julgar necessário, detalhe a empresa e a vaga que será preenchida, citando o principal produto da empresa, a principal atividade do cargo, a experiência desejada, a formação desejada, etc.

Exemplo
Para melhor entendimento dos assuntos tratados, iremos acompanhar os exemplos da empresa Silva Elétrica Ltda., do senhor Silva, que é um empresário
do comércio varejista de material elétrico que atua no mercado há 35 anos.
A empresa do Sr. Silva tem boa infra-estrutura, em uma loja de 100m2, localizada no centro comercial de Divinópolis, e se encontra em fase de expansão, o que nos permitirá entender na prática o que está sendo tratado em cada parte.
A Silva Elétrica é uma empresa comercial com dois vendedores internos e uma equipe de vendas externas também com dois vendedores, possui estoque na loja e opera com contador terceirizado; as demais funções da empresa como financeiro, recursos humanos, compras e vendas, são realizadas internamente.
O Sr. Silva atualmente tem necessidade de aumentar seu quadro de vendedores.
Para isso ele optou por trabalhar com o método de recrutamento externo, uma vez que ele verificou que no seu quadro de pessoal não há pessoas para ocupar esse cargo. Portanto, após ter elaborado a descrição de cargos e realizado a análise do preenchimento dessa vaga, concluiu que o custo do recrutamento seria viável e mais eficaz ser feito por meio dos jornais locais com custo baixo. Então ele elaborou um anúncio e publicou nos principais jornais da cidade com o seguinte texto:

Anúncio:
EMPRESA DE MATERIAL ELÉTRICO precisa de vendedor com experiência de um ano em varejo, com curso básico de informática.
É necessário que tenha boa iniciativa e facilidade de comunicação por meio telefônico e pessoal e habilidade com cadastro de clientes.
Enviar currículo para Rua XX, Centro, Cep 30000-000, BH-MG.

O Sr. Silva acredita que se contratar bem o vendedor, ele poderá receber melhor seus clientes, atender os telefonemas e manter ordenados e organizados de forma quantitativa e qualificativa seus arquivos de clientes.
Considerando que o mercado de recursos humanos encontra-se na condição de "oferta", ou seja, há muitas pessoas se oferecendo, o Sr. Silva, como recrutador, precisou decidir qual seria a melhor forma de sua empresa recrutar esse vendedor.

Para isso, foi necessário que ele respondesse às seguintes perguntas:
A - Qual o primeiro passo para se fazer o recrutamento?
B - O que é preciso para definir o perfil do vendedor a ser recrutado?

No caso da empresa do Sr. Silva, a solução dos questionamentos acima foi a seguinte:
A - Qual o primeiro passo para se fazer o recrutamento?
Após verificar a real necessidade da contratação do vendedor, foi preenchida a ficha abaixo:


FICHA DE MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAL - MP Número: 00001
Data de Emissão: 01/01/07
Para: recrutamento e seleção
Data de Recebimento: 10/01/07
Titulo do cargo vago: vendedor balconista
Código do cargo: 0001
Qtde. de vagas: 01
Para substituir:

Nome: Calixto Costa
Registro:19134
Cargo: Vendedor
Data Saída: 12/12/06
Motivo do aumento efetivo: repor saída do Sr. Calixto
PERFIL NECESSÁRIO: HABILIDADES E CARACTERÍSTICAS PESSOAIS DESEJÁVEIS:
Iniciativa
Liderança
Sociabilidade
Comunicação clara
Faixa etária: 20 anos
Sexo: indiferente
Experiência mínima: 1 ano
Autorizado por: Sr. Silva
Cargo: sócio proprietário
Divinópolis, 1º de Janeiro de 2007

B - O que é preciso para definir o perfil do vendedor a ser recrutado?
Considerar as atividades a serem desempenhadas pelo vendedor, se estas se encaixam no perfil desejado, verificar a situação de mercado, se há muitos ou poucos candidatos disponíveis e qual o salário a ser pago.
Analisar a ficha-modelo de descrição abaixo (caso não a tenha pronta, providenciar conforme modelo anexo); se for o caso, com os demais colaboradores de sua empresa, pois isso facilita a adaptação do novo colaborador, deixando claro para ele suas atribuições. Você pode preencher verificando as atividades necessárias para o cargo ou, se houver, escutando os demais colaboradores da empresa.

DESCRIÇÃO DE CARGO
Titulo do cargo: Vendedor
Data: 30-01-07
Data de revisão: 30-06-07
Responsável: Sr. Silva

Descrição sumária do cargo
(É feito como uma sinopse de filme, um simples resumo das atividades importantes)
Recepcionar clientes, atender suas expectativas, atender os telefonemas e manter ordenados e organizados de forma quantitativa e qualificativa os arquivos de clientes. Responsável pelas vendas internas da empresa.

Descrição detalhada da atividade
(Tudo o que o colaborador executa. Não simplifique; quanto mais detalhado, mais fácil fica analisar e valorar – representar financeiramente – o cargo)
Atender os clientes da empresa na loja e por telefone.
Controlar o recebimento de compras, efetuando a entrada das notas no computador.
Lançar no computador, conferir e alterar, se necessário, os pedidos dos clientes.
Controlar vendas efetuadas diariamente.
Operar no sistema lançamentos de pagamentos e de créditos.
Emitir notas fiscais de vendas realizadas.
Organizar a limpeza da loja, do escritório e arquivos.
Recepcionar as pessoas e os clientes que se dirigem à loja.
Arquivar e manter organizados e atualizados todos os documentos sobre vendas.

ANÁLISE DO CARGO
FORMAÇÃO ACADÊMICA OU NÍVEL DE ESCOLARIDADE
Curso técnico ou similar

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS EXIGIDAS
1 ano de experiência em vendas e curso básico de informática.

REQUISITOS FÍSICOS
Ter condições físicas para trabalhar, em pé, em horário integral.

RESPONSABILIDADES
Cuidar de valores, equipamentos e segurança da loja

Hora de praticar
Agora é a sua vez. Verifique se você compreendeu corretamente o processo de recrutamento.
Como você faria para recrutar um vendedor externo para sua empresa?
A - Qual é o primeiro passo?
B - O que é preciso para definir o perfil desse vendedor?
C - Qual será a descrição do cargo (atividades) desse vendedor?
D - Qual será a forma de recrutar: interna, externa ou mista?
E - Como será o anúncio?

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