domingo, 22 de abril de 2012

Mercado de Trabalho

Mercado de trabalho é onde se encontram as vagas existentes, as pessoas disponíveis e até mesmo as pessoas empregadas.

Assim sendo, definimos mercado de trabalho como sendo o local onde estão as vagas disponíveis, as pessoas interessadas nestas e a comunidade onde está localizada sua empresa e até mesmo as empresas prestadoras de serviços de contratação e seleção de mão-de-obra.
Para o recrutamento ser eficiente, é importante que se faça a análise do mercado. Essa análise consiste em entender a diferença entre vagas disponíveis e pessoas disponíveis no mercado.

O mercado pode estar com muitas vagas disponíveis, ou seja, existem muitas oportunidades, vários anúncios de empresas necessitadas, e poucas pessoas disponíveis ou pode estar em situação inversa, com poucas vagas disponíveis e muitas pessoas à disposição.

Para cada situação, deve-se adotar uma estratégia diferente. Por exemplo, suponhamos que o mercado esteja em "situação de procura" (poucas vagas e muitas pessoas). Essa situação é confortável para a empresa; uma vez que existem muitas pessoas no mercado, a empresa pode escolher com mais rigor os candidatos.

Por outro lado, se existem poucas pessoas e muitas vagas, "situação de oferta", a empresa necessitará ser mais flexível nas exigências de recrutamento. Consequentemente, em um futuro próximo, isso acarretará um custo maior no treinamento de pessoas.
N
o processo de recrutamento é muito importante conhecer a situação do mercado, da empresa e as tendências econômicas, políticas e sociais que circundam a empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário