sábado, 27 de outubro de 2012

Conceitos de Termos - Plano Salarial

I. TAREFA – é uma ação ou atividade executada por um indivíduo que ocupa determinado cargo. Essa ação, ou conjunto de ações, leva a um resultado imediato, observável. Por exemplo: conferir mercadorias, guardar mercadorias e vender.
 
II. FUNÇÃO – é o conjunto de atividades de natureza e níveis semelhantes atribuído a um ocupante de determinado cargo. Exemplo: receber mercadorias. Em um cargo existem várias atividades.
 
III. CARGO – posto de trabalho existente na estrutura funcional da empresa, com denominação própria, funções e responsabilidades específicas. Exemplo: caixa, balconista, estoquista, etc.
 
IV. DESCRIÇÃO DE CARGO – é o processo que consiste em enumerar, de forma organizada, as atividades ou atribuições que compõem um cargo e que o torna distinto de todos os outros cargos existentes na empresa.
 
V. ANÁLISE DE CARGO – é o levantamento dos requisitos, conhecimentos, habilidades e aptidões exigidas e/ou desejáveis para o cargo.
 
VI. AVALIAÇÃO DE CARGO – é o processo que estabelece o valor relativo de cada cargo individual. Além de ordenar os cargos, a avaliação permite o desenvolvimento da estrutura salarial.
 
VII. PERFIL DE CARGO – é construído pela descrição, análise e avaliação do cargo.
 
VIII. FATORES DE AVALIAÇÃO – são fatores que servem para mensurar as diferenças entre os cargos. São comuns à maioria dos cargos e ao mesmo tempo demonstram as peculiaridades de cada um, devido aos diferentes graus de exigência.

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