quarta-feira, 22 de maio de 2013

Características de Comportamento Empreendedor

01) ESTABELECIMENTO DE METAS

Estabelece metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal;

Tem visão de longo prazo, definindo com clareza e objetividade o que se quer atingir e em que prazo;

Estabelece objetivos de curto prazo e são mensuráveis.

 

02) BUSCA DE INFORMAÇÃO

Dedica-se pessoalmente a obter informação sobre clientes, fornecedores e concorrentes;

Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um serviço;

Consulta especialista para obter assessoria técnica ou comercial;

 

03) PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO SISTEMÁTICOS

Planeja, dividindo tarefas de grande porte em subtarefas, com prazos definidos;

Constantemente, revisa seus planos, levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais;

Mantém registros financeiros e utiliza-os para tomar decisões.

 

04) BUSCA DE OPORTUNIDADES E INICIATIVA

Ter a capacidade de criar e enxergar novas oportunidades de negócios, desenvolverem novos produtos e serviços, propor e implementar soluções inovadoras.

Faz as coisas antes de ser solicitado ou, antes de ser forçado pelas circunstâncias;

Agem para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços;

Aproveita oportunidades fora do comum para começar um novo negócio, obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistência.

 

05) EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA

Decidir que fará sempre mais e melhor, buscando satisfazer ou superar o que os clientes desejam. 

Encontra maneiras de fazer melhor as coisas, mais rápido ou mais barato;

Age de maneira a fazer coisas que satisfazem ou excedam padrões de excelência;

Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo, ou que o trabalho atenda padrões de qualidade previamente combinados.

 

06) CORRER RISCOS CALCULADOS

Analisar as alternativas e dispor-se a assumir desafios moderados e responder pessoalmente por eles.

Avaliam alternativas e calcula riscos deliberadamente;

Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados;

Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados.

 

07) PERSISTÊNCIA

Enfrentar os obstáculos decididamente, buscando, sempre, o sucesso, mantendo ou mudando as estratégicas, de acordo com as situações.

Age diante de um obstáculo significativo;

Age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar desafios ou superar obstáculos;

Faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa;

 

08) COMPROMETIMENTO

Fazer sacrifícios pessoais, se esforçar para completar uma tarefa; colaborar com os subordinados e, até mesmo, assumir o lugar deles para terminar um trabalho; esforçar-se por manter os clientes satisfeitos.

Atribui a si mesmo e a seu comportamento as causas de seus sucessos ou fracassos e assume responsabilidade pessoal pelos resultados obtidos;

Colabora com seus empregados ou coloca-se no lugar deles, se necessário, para terminar uma tarefa;

Esmera-se em manter satisfeitos seus clientes, colocando a boa vontade acima do lucro a curto prazo.

 

09) PERSUASÃO E REDE DE CONTATOS

Utilizar-se de estratégias para influenciar ou convencer outros para conseguir melhorias no seu negócio;

Utilizar-se de pessoas chaves para atingir seus próprios objetivos;

Age para desenvolver e manter boas relações comerciais com clientes e fornecedores.

 

10) INDEPENDÊNCIA E AUTOCONFIANÇA

Buscar manter seus pontos de vista, mesmo diante de um insucesso temporário;

Busca autonomia em relação a normas e controles dos outros;

Mantém seu ponto de vista, mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores;

Expressa confiança na sua própria capacidade de complementar tarefa difícil ou de enfrentar desafios.

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